FICHA ARTÍSTICA & BIOS


Criação e Direcção | RUI NETO
Texto | RUI NETO
Interpretação | MIGUEL DAMIÃO
Assistência | SOLANGE FREITAS
Desenho de Luz e Sonoplastia | RUI NETO
Edição Vídeo | MIGUEL GODINHO
Foto Projecção | ANA CECÍLIO
Fotografia e Design Gráfico | RUI NETO
Produção | NELSON VITÓRIA
Co-Produção | CTA – Companhia de Teatro de Almada


RUI NETO [concepção e direcção artística]
Nasceu em Lisboa. Licenciado em Teatro pela ESTC e em Marketing e Publicidade pelo IADE. Frequenta actualmente o mestrado em Ciências da Comunicação – Comunicação e Artes na Universidade Nova de Lisboa. Integrou a XIX Edição da École des Maîtres, dirigido por Matthew Lenton. Estreou-se em teatro, em 1999, em O Achamento, dirigido por Madalena Wallenstein. Trabalhou com João Garcia Miguel no grupo de teatro/performance OLHO, com Joaquim Benite na Companhia de Teatro de Almada, no Teatro da Garagem com Carlos J. Pessoa, no CENDREV com João Mota, no Teatro da Comuna em espectáculos de João Mota e de Álvaro Correia, com Carlos Gomes, Celso Cleto e no Teatro Aberto com João Lourenço. Foi Co-Criador de Um2Zero (Instituto Franco-Português) e BATALHA (Teatro da Trindade). Em cinema estreou-se na curta-metragem de Inês Oliveira, O Nome e o NIM, seguindo-se outros trabalhos com Marta Pessoa, João Correia, Jorge Cramez, Julião Sarmento, Atom Egoyan e a longa metragem Mistérios de Lisboa de Raoul Ruiz. Trabalha com regularidade em projectos de televisão, dos quais destaca: Sedução, Vingança, Queridas Feras, Último Beijo, Resistirei.

MIGUEL DAMIÃO [actor]
Nasceu em São Miguel (Açores). Licenciado em Teatro pela ESTC. No teatro estreou-se em 2002, com o espectáculo Mão na Luva, encenação de António Terra. Trabalhou desde então no Teatro Aberto com João Lourenço, no Teatro Municipal de Almada com Joaquim Benite, com os Artistas Unidos e Jorge Silva Melo, no Teatro da Garagem com Carlos Pessoa, no Teatro de Cascais com Carlos Avillez, na Mala Voadora com Jorge Andrade, no Teatro Meridional com Miguel Seabra, no Palco 13 com Marcos Medeiros e mais recentemente com Martim Pedroso. Em televisão tem participado em novelas como Olhar da SerpenteMundo Meu e Mar de Paixão, ou séries como Casos da VidaLiberdade 21Maternidade - 2ª temporada e mais recentemente O Último a Sair.

SOLANGE FREITAS [assistência]
Nasceu em Lisboa. Frequentou o 4º ano de Psicologia Clínica. Possui a Licenciatura em Actores e Encenadores na ESTC. O projecto LÁ e CÁ, criado em parceria com Catarina Vieira foi um dos vencedores do programa Jovens Artistas Jovens, organizado pelo CCB. Em 2007, criou duas versões do espectáculo para o Serralves em Festa (Porto) e para o Festival Internacional de Marionetas 2007 (Porto). Apresentou o vídeo Lá e Cá na exposição She Is Femme Fatale no Museu Berardo. Criou também em parceria com Catarina Vieira o díptico Temporária, no CCB, inserido no Festival Temps d`Images e Fora de Jogo apresentado na Eira33, no Festival Temps d`Images (2011). Em teatro foi dirigida por João Brites com O BANDO, Cláudia Chéu, e Margarida Bento. Em cinema integrou o elenco do filme Retornos, de Luís Avilés, co-produção Espanha/Portugal e o Flme do Desassossego de João Botelho. Foi assistente de encenação no espectáculo Glória ou como Penélope morreu de Tédio de Cláudia Lucas Chéu.

MIGUEL GODINHO [edição vídeo]
Licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, frequentou também o curso de Audiovisuais da Escola António Arroio, em Lisboa. Desde 2003 tem acumulado cargos técnicos e artísticos ligados a vídeo em reportagem social, documentário, moda, teatro e fotografia. Conta no seu currículo com participações em mais de 50 curtas-metragens, e filmagem ou participação vídeo em cerca de 40 espectáculos de teatro, com companhias e associações tais como Teatro da Garagem, Chão de Oliva, Eclipsarte, Teatro do Azeite, A Vara, Aproximarte, entre outros. É de realçar ainda a realização de documentários institucionais para a CPLP, com a deslocação a países como Angola, Cabo-Verde e Guiné-Bissau.

NELSON VITÓRIA [produção]
Nasceu em Edmonton, no Canadá, em 1983. Fez o curso de Montagem Teatral pelo Teatro Kaos. Frequenta a licenciatura em Estudos Artísticos, variante de Artes do Espectáculo, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Teve formação com Edward Dufão, Helena Serôdio, Maria João Brilhante, Jonathan Weightman, Mário Jorge Torres e Anabela Mendes. Trabalhou com o grupo de Teatro The Lisbon Players como operador de som, responsável de produção e director de comunicação. Dirigiu o Serviço Educativo na 1ª edição do festival Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas, co-produção do Colectivo 84 e do São Luiz Teatro Municipal. Traduziu textos dramáticos de Mickael de Oliveira, Dimìtris Dimitriàdis e Frédéric Sonntag. Trabalha como director de produção na estrutura Colectivo 84.